Pentágono envia esquadrão de caças F-35 para base aérea na Itália

O Pentágono enviou um esquadrão de caças F-35A Lightning para uma base aérea italiana para participar de exercícios como parte de uma missão do Pacote de Segurança de Cenário (TSP) na Europa.
Sputnik

Os aviões são das 388ª e 419ª alas de caça, posicionadas na base da Força Aérea de Hill, localizada no estado americano de Utah, e foram destacados para a base aérea de Aviano da OTAN, que fica no nordeste de Itália.

A Força Aérea dos EUA comunicou à imprensa que os caças e o pessoal dos 421º e 466º esquadrões de caça chegaram à base em 24 de maio e permanecerão na Europa por várias semanas.

Novo porta-aviões italiano será equipado com caças F-35B norte-americanos?
"Financiado através da Iniciativa Europeia de Dissuasão [EDI], o TSP proporciona uma presença militar rotativa mais robusta dos EUA no cenário de operações europeu, capaz de dissuadir adversários e assegurar os parceiros e aliados do empenhamento dos EUA na segurança regional", disse o tenente-coronel Richard Orzechowski, comandante do 421º Esquadrão de Caça.

O oficial ainda ressaltou que "o 421º Esquadrão de Caça é o mais novo esquadrão de F-35A e este é seu primeiro destacamento com o caça furtivo multifuncional".

Lançada pela Administração Obama em 2014, a Iniciativa Europeia de Dissuasão (EDI) tem como objetivo reforçar a presença dos EUA do outro lado do Atlântico e fortalecer a defesa dos seus aliados europeus.

Washington vem ampliando sua presença militar na Europa desde o início da crise ucraniana, particularmente como parte da OTAN, além de ter aumentado significativamente o orçamento de defesa americano para a EDI.

A OTAN tem reforçado consistentemente a sua postura no flanco oriental, incluindo na Polônia e nos países bálticos, citando uma alegada "ameaça russa".

Por sua vez, o Kremlin sublinhou que a Rússia não representa uma ameaça para outros países, mas não ignorará ações que ponham em perigo os seus interesses, manifestando repetidamente a preocupação de que OTAN usa o pretexto da "ameaça russa" para instalar mais equipamento e tropas ao longo das fronteiras russas.

Comentar