Países da UE deveriam abandonar euro para evitar recessão, diz economista

O novo Partido do Brexit triunfou nas eleições britânicas para o Parlamento Europeu, enquanto que o Partido Conservador, no poder, foi derrotado de forma humilhante com apenas 8,7% dos votos.
Sputnik

O partido de Nigel Farage, assim como outros partidos de extrema-direita proeminentes como o Rally Nacional, da França, e a Liga, da Itália, receberam um maior apoio, enquanto que os dois principais partidos que dominaram a UE nas últimas décadas não conseguirão formar uma coalizão.

Rodney Atkinson, fundador do site freenations.net, um dos economistas britânicos mais bem-sucedidos e ex-assessor de ministros do Reino Unido, falou sobre o sucesso do Partido do Brexit à Sputnik Internacional.

Ao ser questionado sobre a campanha do Partido do Brexit, liderado por Nigel Farage e que recebeu mais de 30% dos votos nas eleições para o Parlamento Europeu no Reino Unido, Rodney Atkinson afirma que por mais de 30 anos tem avisado que a divisão real na política não estava no eixo entre a esquerda e a direita, mas sim no eixo autoritário-libertário.

Euro estaria correndo sério risco de desaparecer, diz ministro francês
Ou seja, os antigos partidos políticos foram incapazes de entender seus problemas. A divisão europeia está entre a soberania democrática das nações e um superestado corporativo autoritário e, por sua vez, as pessoas estão mostrando sua revolta nessas eleições.

Já sobre a perda de apoio que os dois principais partidos sofreram, o economista acredita que isso se deve ao fato que as pessoas foram impedidas de ter uma escolha de voto, enquanto que as grandes empresas foram capazes de controlar os mercados e os baixos salários, ou seja, às pessoas foram negados instrumentos tanto políticos como econômicos para influenciar suas vidas.

Com relação sobre o que mudará na vida dos britânicos após a vitória do Brexit, o economista cita que o acordo de May foi um Brexit "sem acordo" sobre o livre comércio, taxas, controles legais, liberdade constitucional ou direitos dos cidadãos, mas com um custo de mais de £ 40 bilhões.

A política dos Estados-nação da União Europeia, bem como seus desejos de soberania democrática, alastrou agora ao Parlamento Europeu e o tradicional corporativismo entre os grupos socialista e conservador não terá mais maioria.

Será que dólar pode cair do pedestal como moeda de reversa global?
Isso aconteceu devido às grandes votações pela soberania democrática na França, Hungria, Reino Unido e Itália, que farão uma diferença considerável.

Com relação aos principais problemas que a UE enfrenta, o economista afirma que a UE não pode sobreviver à próxima recessão e que o euro está matando a economia, as estruturas sociais e os empregos nos países da UE.

Com isso, a maioria dos países precisa deixar o euro. Entretanto, muitas decisões devem ser tomadas pelos parlamentos dos países, além de se substituir a liberdade de movimento socialmente alienada pelo livre comércio e investimento internacional, concluiu.

Comentar