Será que dólar pode cair do pedestal como moeda de reversa global?

Os adversários dos EUA podem vir a desafiar o estatuto do dólar estadunidense, opina o financista Sahil Mahtani, acrescentando, entretanto, que o processo de afastamento global do dólar pode levar décadas.
Sputnik

Em seu artigo para o Wall Street Journal, Sahil Mahtani escreve que a evolução dos mercados cambiais dos últimos 18 meses reflete a tendência de desdolarização.

Ele lembrou, por exemplo, que os contratos futuros de petróleo expressos em yuans, lançados no ano passado em Xangai, agora estão logo atrás do Brent e WTI em termos de volume de transações.

Outra evidência da desdolarização é que, no ano passado, os bancos centrais compraram o maior volume de ouro desde 1971, ano em que os EUA abandonaram o padrão ouro. A China está aumentando suas reservas do metal precioso pelo quinto mês consecutivo.

Mais uma passo contra a hegemonia do dólar tem sido o desenvolvimento pelo Reino Unido, a França e a Alemanha de um novo sistema de processamento de pagamentos para permitir realizar transações com o Irã. Segundo o autor do artigo, no início, esse sistema vai ser usado para fornecimento de ajuda humanitária, mas depois servirá para vender bens e serviços, competindo potencialmente com o sistema financeiro interbancário internacional SWIFT, controlado pelos EUA.

'Mau sinal' para o mundo: por que razão Rússia compra tanto ouro?

Segundo Mahtani, o uso crescente de sanções econômicas durante a presidência de Barack Obama e Donald Trump é a causa imediata da desdolarização. De fato, é Washington que, através da sua política de sanções, está empurrando outros países, incluindo seus aliados, para abandonarem o dólar e apostarem em outros ativos.

O aumento da produção de petróleo nos EUA também tem afetado as posições do dólar. Espera-se que, em 2025, os EUA ultrapassem a Arábia Saudita como o maior exportador de petróleo do mundo. Isso já fez baixar as importações americanas de petróleo em 25% desde 2010, e esse número continuará caindo. Isso é positivo em muitos aspectos para a economia americana, mas, se os EUA comprarem menos petróleo bruto aos outros países, enquanto as compras chinesas crescem, aumentará a probabilidade de as exportações de petróleo serem realizadas em outras moedas e não em dólares estadunidenses. As petrolíferas na Rússia, Irã e Venezuela já começaram a aceitar o yuan, a moeda chinesa. Se a Arábia Saudita se juntar a eles, os efeitos podem ser substanciais.

Até agora, a polarização política nos Estados Unidos tem implicado um déficit orçamentário causado pela redução de impostos e pelo aumento dos gastos com subsídios sociais. Previsões do Escritório de Orçamento do Congresso dos EUA mostram que a dívida federal dos EUA atingirá 152% do PIB até 2048, em comparação com os 78% atuais. O déficit duplo dos EUA (dívida orçamental e déficit na conta corrente) é um bom indicador, com um atraso de dois anos, da fraqueza do dólar.

Moscou aumenta reservas de ouro em meio ao iminente colapso do dólar, diz analista

As flutuações cambiais significativas raramente são longas ou lentas. A libra esterlina da Grã-Bretanha permaneceu em uma certa "indolência" pós-colonial até o início dos anos 1970, quando ainda correspondia a cerca de um terço das reservas soberanas globais. No final dessa década turbulenta, já era menos de um vigésimo. Nos anos 1930, os países que abandonaram o padrão-ouro, como o Reino Unido e a Itália, registraram quedas nas taxas de câmbio ao longo de três-cinco anos. Mesmo o dólar perdeu quase metade de seu valor em relação ao marco alemão entre 1971 e 1978. A moeda estrangeira tornou-se tão cara que os soldados dos EUA estacionados na Alemanha no final da década recebiam encomendas de simpáticos alemães ocidentais.

O analista sublinha que, embora o dólar continue sendo a moeda mais popular, o surgimento do mundo multipolar significa que o próximo ciclo de mercado provavelmente será diferente e que o dólar americano acabará por ser derrubado do seu pedestal.

Comentar