Mídia: Venezuela aumenta abruptamente fornecimento de petróleo a Cuba

Em maio, a Venezuela quadruplicou o fornecimento de petróleo e derivados a Cuba no contexto das sanções dos EUA e restrições às exportações para outros países, informou a agência S&P Global Platts citando documentos da estatal venezuelana PDVSA.
Sputnik

De acordo com esses documentos, desde o início de maio a PDVSA forneceu 1,4 milhão de barris de petróleo e produtos seus derivados à empresa cubana Cubametales, contra 355 mil barris em abril.

A PDVSA vendeu 646 mil barris de petróleo com desconto ao preço do Brent de US$ 9,6 por barril para entrega em 22-23 de maio, 200 mil barris de gasolina e 120 mil barris de nafta para entrega em 17-19 de maio, além de 450 mil barris de óleo combustível sulfuroso para entrega em 22-24 de maio.

Maduro diz que subsidiária da PDVSA é objeto de roubo com cumplicidade dos EUA
"As sanções norte-americanas contra a PDVSA dificultaram a entrada de hidrocarbonetos venezuelanos no mercado internacional, de modo que a Cubametales recebeu volumes adicionais em relação aos inicialmente acordados", diz um dos documentos da empresa.

Segundo o acordo entre os países, a Venezuela fornece petróleo e derivados a Cuba em troca de bens e serviços. Em 28 de janeiro, os EUA anunciaram a introdução de sanções contra a PDVSA, bloqueando os ativos e interesses da empresa em sua jurisdição no valor de 7 bilhões de dólares, bem como proibindo transações com eles. De acordo com a Casa Branca, mais 11 bilhões de dólares serão suas perdas em fornecimentos de petróleo.

Comentar