França mantém planejamento para 5G mesmo após restrições americanas à Huawei

A França pretende seguir com o planejamento inicial e implantar a rede 5G em 2020, mesmo com os problemas enfrentados pela Huawei após recentes ações de Washington, disse o chefe da agência reguladora francesa de telecomunicações (ARCEP) Sebastian Soriano. Ele acredita que o imbróglio entre EUA e Huawei terá "um impacto limitado" no país.
Sputnik

Soriano sugeriu que as empresas de telecomunicações podem escolher outros fornecedores se a Huawei estiver enfrentando problemas. Mesmo assim, ele não descartou o uso de equipamentos da gigante chinesa, apesar dos EUA ameaçarem "reavaliar" a política de compartilhamento de inteligência com os aliados europeus que usam as tecnologias da empresa em suas redes 5G.

EUA prolongam bloqueio contra Huawei por mais 90 dias
Os EUA proibiram a Huawei e outras 70 subsidiárias chinesas de obterem tecnologia desenvolvida em solo americano, levando o Google, Intel e a Qualcomm a suspenderem cooperação e transferência de tecnologia à empresa. A gigante das telecomunicações chinesa, porém, já tinha um Plano B há um ano e seria capaz de sobreviver ao golpe.

França VS EUA?

Essa não é a primeira vez que a França desafia os EUA. A declaração do chefe da ARCEP ocorre em um momento no qual Paris se mostra contra o desejo da UE em manter negociações comerciais com os EUA, a fim de evitar a imposição de pesadas tarifas por Washington. O presidente francês, Emmanuel Macron, insiste que a UE não pode negociar com um país que se retirou do Acordo de Paris, que visa combater as mudanças climáticas.

A professora Stephanie Hoffer, estudiosa da Fulbright, economista e especialista em impostos, acredita que Macron está tentando restaurar sua imagem pública como um defensor de políticas ambientais sustentáveis.

"A França, como uma grande participante na UE, […] pretende tomar posição e sinalizar insatisfação com a postura do líder americano, sem comprometer as negociações", disse ela.

Desafiando os EUA, liderança europeia se recusa a barrar Huawei 'apenas por ser chinesa'
A estudiosa acredita que a França não será capaz de atrapalhar as negociações, mas sua posição de destaque dentro do bloco pode afetar o andamento das tratativas. 

Hoffer está convencida de que os países com interesses econômicos no acordo comercial UE-EUA, como a Alemanha, terão vozes decisivas nas negociações, mas ainda terão que levar em consideração a posição de Paris e "barganhar internamente pelas concessões francesas".

Comentar