Teerã aumenta enriquecimento de urânio em 4 vezes em meio à suspensão de acordo nuclear

No dia 8 de maio, a Irã que havia descontinuado parcialmente alguns dos compromissos assumidos no acordo nuclear com o Irã de 2015, dando aos outros signatários 60 dias para garantir que os interesses iranianos fossem protegidos pelo acordo.
Sputnik

A taxa de enriquecimento de urânio do Irã quadruplicou uma semana após Teerã ter suspendido algumas de suas obrigações no acordo nuclear de 2015, segundo a agência de notícias Tasnim, citada por um funcionário não identificado da instalação nuclear de Natanz.

Irã não pretende negociar com os EUA após saída do país do pacto nuclear, diz chanceler
O comunicado, relacionado ao urânio pouco enriquecido do Irã, segue o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, confirmando na semana passada que o Irã continua comprometido com suas obrigações sob o acordo com o Irã, também conhecido como Plano de Ação Compreensivo Conjunto (JCPOA). Os EUA unilateral saíram do acordo em 2018.

“Acreditamos que a escalada dos Estados Unidos é inaceitável e desnecessária. Exercemos o máximo de contenção, apesar do fato de os Estados Unidos terem se retirado do JCPOA em maio passado ”, ressaltou Zarif.

Em 8 de maio, Zarif anunciou que Teerã deixaria de cumprir "alguns de seus compromissos voluntários" com a JCPOA, já que a UE e outros países não conseguiram resistir à pressão dos EUA, que desistiram do acordo no ano passado e restabeleceram sanções ao Irã.

Ele também afirmou que as ações de Teerã não violam o acordo nuclear e ressaltou que o país não está saindo do acordo.

Teerã deu aos outros signatários do JCPOA 60 dias para garantir que os interesses do Irã fossem protegidos pelo acordo; caso contrário, a República Islâmica está pronta para tomar outras medidas para desfazer o acordo.

UE adverte contra provocações na região do Oriente Médio após Trump prometer 'fim do Irã'
Mais cedo, o presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, disse que a República Islâmica continuaria com o enriquecimento de urânio em linha com o JCPOA, apesar da decisão dos EUA de deixar o acordo e impor sanções à exportação do produto pelo Irã.

“Sob o JCPOA, o Irã pode produzir água pesada […] e, com base no acordo, não fizemos nada que viole. Portanto, continuaremos com a atividade de enriquecimento. Você pode comprá-lo ou não ”, assinalou Larijani.

O JCPOA estipula que Teerã se limita a manter 300 quilos de urânio enriquecidos até 3,67%. Como parte do acordo com o Irã, Teerã pode vender qualquer urânio enriquecido acima do limite nos mercados internacionais em troca de urânio natural.

Em 8 de maio de 2018, Trump anunciou sua decisão de se retirar do JCPOA e restabelecer sanções abrangentes contra Teerã, incluindo sanções secundárias contra empresas e instituições financeiras de países que mantêm relações comerciais com a República Islâmica. Irã, China, Alemanha, França, Rússia, Reino Unido e UE reafirmaram seu compromisso com o acordo após a saída dos EUA.

Comentar