UE adverte contra provocações na região do Oriente Médio após Trump prometer 'fim do Irã'

A União Europeia advertiu contra qualquer nova escalada na região do Oriente Médio, à luz das crescentes tensões entre os Estados Unidos eo Irã, disse na segunda-feira a porta-voz da Comissão de Relações Exteriores e Segurança do bloco, Maja Kocijancic.
Sputnik

"Não vou comentar especificamente nenhum tweet específico, mas na situação mais ampla, eu diria que a região não precisa de mais elementos de desestabilização. Isso é algo que temos dito constantemente, que quaisquer provocações devem ser evitadas e todas esforços devem ser feitos para aliviar as tensões", disse Kocijancic em uma coletiva de imprensa.

A declaração vem depois do tweet do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump dizer que "se o Irã quiser lutar, isso será o fim oficial" do país.

Polônia quer reaproximar União Europeia e EUA na questão do Irã
As ameaças de Trump aumentaram depois que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar no Oriente Médio no início deste mês, no que o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, chamou de "uma mensagem clara e inequívoca ao regime iraniano".

A instalação inclui um grupo de ataque, mísseis Patriot, bombardeiros B-52 e caças F-15, segundo o Pentágono.

O presidente dos EUA afirmou anteriormente que esperava evitar uma guerra com o Irã, enquanto o líder supremo iraniano, Aiatolá Ali Khamenei, por sua vez, disse que o Irã não pretendia travar uma guerra com os Estados Unidos, mas continuaria a resistir a Washington.

Comentar