Mídia: senadores criticam Trump por liderar os EUA 'para outra guerra' no Oriente Médio

Em uma carta para Donald Trump obtida pela revista Foreign Policy, um grupo de congressistas democratas, juntamente com o senador independente Bernie Sanders, repreendeu o presidente dos EUA por liderar Washington rumo a "outra guerra no Oriente Médio".
Sputnik

O documento, que também foi assinado pelos senadores Chris Van Hollen, Ed Markey e Jeff Merkley, descreveu a estratégia do governo Trump no Irã como "cada vez mais inconsistente e contraproducente".

EUA querem conversar enquanto 'seguram uma arma' contra nós, diz oficial do Irã
A carta expressou preocupação de que o descontentamento alegadamente emanado pelo Irã “se encaixam em um padrão mais amplo de inflar ameaças e distorcer informações para justificar políticas perigosas e predeterminadas”.

Os congressistas requisitaram a Trump que respondesse à mensagem até 15 de junho, pedindo que ele esclarecesse sua política para o Irã, inclusive sobre questões relativas ao acordo nuclear assinado com o país persa em 2015 (formalmente denominado JCPOA) e abandonado unilateralmente pelo presidente republicano.

A evolução ocorre em meio a crescentes tensões entre o Irã e os EUA, que aumentaram em 8 de maio, quando Teerã anunciou que voltaria atrás em alguns de seus compromissos "voluntários" sob o JCPOA. Em seguida, Washington anunciou uma nova rodada de sanções anti-iranianas destinadas aos setores de ferro, aço, alumínio e cobre da República Islâmica.

Mídia: EUA enviam ao menos 7 navios de guerra para perto do Irã
Os EUA reforçaram sua presença militar no Golfo Pérsico com o porta-aviões Abraham Lincoln e uma força-tarefa de bombardeiros para enviar “uma mensagem clara e inequívoca” a Teerã.

Além disso, os americanos também enviaram o sistemas de defesa antimísseis Patriot e um navio de guerra anfíbio Arlington para a região, mesmo sob forte ameaça do Irã em retaliar no caso de um possível conflito militar.

Comentar