França registra menor número de 'coletes amarelos' nas ruas desde 2018

O número de manifestantes do movimento "coletes amarelos" na França caiu para 15,5 mil pessoas em todo o país, o menor desde que os protestos começaram em novembro de 2018, informou a mídia local neste sábado (18).
Sputnik

O número de ativistas neste sábado (18) caiu em relação à semana anterior, quando 18,6 mil manifestantes foram às ruas em todo o país, informou o site de notícias France Info, citando os dados do Ministério do Interior francês. No entanto, o número de manifestantes em Paris foi de 1,6 mil, acima dos 1,2 mil de uma semana atrás.

'Coletes amarelos' afetam turismo na França
Os protestos também ocorreram em Reims, Nancy, Toulouse, Lyon, Amiens e outras cidades.

Houve vários incidentes registrados durante os comícios. Em Reims, ativistas atacaram a polícia, que respondeu com gás lacrimogêneo. Segundo a emissora France Bleu Champagne Ardenne, com sede em Reims, pessoas mascaradas quebraram as janelas de seu escritório.

A onda de manifestações dos "coletes amarelos" começou na França em meados de novembro de 2018 devido a aumentos nas tarifas de combustível. O governo francês abandonou seus planos de elevar os impostos sobre combustíveis e introduziu outras medidas para melhorar a situação socioeconômica do país, mas os manifestantes continuaram nas ruas em toda a França todo fim de semana para expressar seu descontentamento com as políticas governamentais.

Comentar