Protestos fazem Putin intervir na polêmica sobre construção de catedral em cidade russa

O presidente russo, Vladimir Putin, comentou a situação em torno da construção da catedral em Ekaterinburgo, nos Urais.
Sputnik

"Esta é a sua história puramente regional. Geralmente, as pessoas pedem para que uma catedral seja construída. Mas aqui há alguém que contesta. Mas todos têm o direito de expressar sua opinião, e se levarmos em consideração que se trata dos habitantes deste bairro, então definitivamente há necessidade de levar em conta essa opinião", afirmou Putin.

Além disso, o presidente russo ressaltou que, se os protestos não forem provocados por ativistas de Moscou, mas se trata de opiniões da população local, então certamente elas serão escutadas.

Putin observou que a catedral "deve unir as pessoas e não as dividir", por isso, o problema deve ser resolvido de acordo com o interesse de ambos os lados, bem como entre as pessoas que vivem mesmo na região.

Patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill, celebra missa pascal em Moscou (VÍDEO)
Os protestos são dirigidos contra a construção da igreja de Santa Ekaterina no lugar de um parque no centro de Ekaterinburgo.

"As pessoas entraram em conflito com os policiais que faziam a segurança da praça e se recusaram a deixar o local para preservar o parque", afirmou o governador da região, Evgeni Kuyvashev.

Perante o impasse, os manifestantes foram convidados para uma reunião com o objetivo de realizar um diálogo com os representantes de ambas as partes, ou seja, tanto com os manifestantes quanto com aqueles que apoiam a decisão de construção da igreja. No final as autoridades afirmaram que veem motivos legais para parar a construção.

Nesta terça-feira (14), ocorreu a segunda ação de protesto contra a construção da catedral. De acordo com o Ministério do Interior, 26 manifestantes foram acusados de desacatos e outros três ativistas foram indiciados por violação das regras de trânsito.

Comentar