Turquia nega alegações de que teria desistido dos S-400

Nesta sexta-feira (10), o diretor de Comunicações da Presidência da Turquia, Fahrettin Altun, refutou alegações feitas pela imprensa alemão de que seu país teria desistido da compra do sistema anti-aéreo russo S-400.
Sputnik

"Suas fontes estão equivocadas. Tenha isso de mim: a aquisição da S-400 é um negócio feito", escreveu Altun em sua conta no Twitter em resposta a um post de um repórter da Bild que publicou o artigo.

Irã estuda criação de mecanismo com Rússia e Turquia para driblar sanções dos EUA
O artigo em questão foi divulgado pelo jornal alemão Bild nesta sexta-feira (10). O artigo cita fontes e sustenta que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan "fez uma reviravolta" sobre a compra dos sistemas.

A compra dos S-400 tem sido motivo de discussões pois pode sinalizar um estreitamento de laços entre Moscou e Ancara, além de um distanciamento entre a Turquia e seus aliados da OTAN. A Turquia tem o segundo maior exército da organização.

Os Estados Unidos tem emitido "preocupações" às autoridades turcas em relação à potencial compra dos S-400, dizendo que os sistemas podem ser incompatíveis com os sistemas europeus e norte-americanos.

No início de maio, Erdogan disse que Ancara tinha o direito de comprar sistemas de defesa aérea russa S-400 e se opôs a qualquer tipo de especulação sobre essa compra.

 

Comentar