O que impediu Leonardo da Vinci de terminar Mona Lisa? Médicos explicam

Médicos italianos diagnosticaram que Leonardo da Vinci sofria de "mão em garra" - uma paralisia da mão causada por danos no nervo ulnar, e que isso pode explicar o motivo do inventor e pintor ter deixado inúmeras obras incompletas, inclusive a Mona Lisa.
Sputnik

A hipótese foi apresentada pelo neurologista Carlo Rossi e o cirurgião plástico Davide Lazzeri e se baseia nos desenhos em que Leonardo Da Vinci é retratado com o chamado pincel em forma de garra, relata Ars Technica.

Alguns historiadores consideram que a mão estava inativa devido a um derrame que ocorreu no contexto de uma dieta vegetariana com um grande número de produtos lácteos. No entanto, Leonardo não tinha outras limitações que os derrames costumam provocar.

Nova descoberta marca 500° aniversário da morte de Leonardo da Vinci (FOTOS)
"Isso pode explicar por que ele deixou inúmeras pinturas incompletas, incluindo a Mona Lisa, durante os últimos cinco anos de sua carreira como pintor, enquanto continuou ensinando e desenhando", afirma o autor do estudo Lazzeri.

Além disso, acreditava-se que o artista sofria da contratura de Dupuytren, uma doença na qual a pessoa não consegue abrir a mão completamente.

No entanto, em um novo estudo, os cientistas apontaram que o retrato de Leonardo da Vinci nos últimos anos de sua vida, atribuído ao artista lombardo Giovanni Ambrogio Figino, mostra o braço direito do artista coberto de roupas e em posição contraída, o que indica lesão.

Anteriormente, especialistas do Instituto Florentino de Restauração na Galeria Uffizi encontraram evidências que sugerem que Da Vinci usava igualmente ambas as mãos, ou seja, que era ambidestro.

Retrato de Mona Lisa pintado pelo renascentista italiano Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci é lembrado por ser um dos maiores gênios da história da humanidade, sendo uma das figuras mais importantes da época do Renascimento — movimento de ordem artística, cultural e científica que ocorreu na Europa na passagem da Idade Média para a Idade Moderna (séculos XIV, XV e XVI). A Última Ceia e Mona Lisa são algumas de suas pinturas mais famosas e reproduzidas de todos os tempos.

Comentar