Geólogos revelam possível razão por trás de terremotos mortíferos que abalaram Portugal

Cientistas sugeriram um fenômeno hipotético para explicar os dois mortíferos terremotos ocorridos na atual região metropolitana de Lisboa, em Portugal, respectivamente em 1755 e 1969.
Sputnik

Ambos os sismos foram uma surpresa, pois a península Ibérica está localizada longe dos limites das placas tectônicas.

Um grupo de geólogos liderados por João Duarte, da Universidade de Lisboa, levantou a hipótese de que a placa Eurasiática teria começado a delaminar e descascar perto da costa da península Ibérica como resultado da ação da água oceânica.

Terremoto 'artificial' atinge Coreia do Sul e pode ser resultado de explosão subterrânea
Os modelos topográficos indicam a existência de uma anomalia sísmica a uma profundidade de 250 quilômetros, índica o cientista em seu artigo apresentado na Assembleia Geral da União Europeia das Geociências (EGU).

"Interpretamos esta anomalia como um gotejamento litosférico causado pela delaminação da litosfera oceânica. Se for este o caso, essa é a primeira vez que se identifica a delaminação da litosfera oceânica", informa a pesquisa.

Este fenômeno, chamado de processo de serpentinização, pode ser explicado pelo fato de as estruturas rochosas absorverem água oceânica e, dessa forma, alterarem suas propriedades. Isso fez com que a placa Europeia começasse a separar a camada superior da litosfera da camada inferior, segundo os pesquisadores.

Caso esse processo seja comprovado, pode levar à criação de uma nova zona sísmica, onde uma placa tectônica está sendo empurrada sob outra. Em circunstâncias hipotéticas, a placa acabou se partindo, criando assim fortes tremores de terra.

Os geólogos sugerem que o surgimento dessa fenda poderia explicar a magnitude mortífera de 8,7 do terremoto de 1755 que devastou principalmente Lisboa, matando entre 10 mil e 100 mil pessoas, segundo estimativas, assim como o terremoto de magnitude 7,9 em 1969 na mesma região.

Ambos os terremotos continuam sendo um mistério devido ao fato de a península Ibérica não estar situada perto dos limites das placas tectônicas e, portanto, das zonas sísmicas.

Comentar