Humanidade poderia ter vindo de outro Sistema Solar?

A vida pode ter chegado à Terra vinda de outro Sistema Solar, a bordo de um visitante interestelar como o estranho objeto Oumuamua, segundo os pesquisadores.
Sputnik

Além disso, os pesquisadores acreditam que o Oumuamua não foi o primeiro corpo celeste a chegar aqui, já que sempre há algum objeto à distância de cerca de 1 unidade astronômica do Sol a qualquer momento, segundo Bill Bottke, cientista planetário. Uma unidade astronômica é a distância média entre a Terra e o Sol — cerca de 150 milhões de quilômetros.

Bottke, que dirige o Departamento de Estudos Espaciais do Southwest Research Institute no Colorado, acredita que a teoria tenha implicações realmente interessantes.

Uma dessas implicações centra-se no papel que objetos como o Oumuamua poderiam desempenhar na transferência da vida de um mundo para outro no cosmos, uma ideia conhecida como panspermia.

Reinício de tudo? Сientista adverte sobre colisão de grande asteroide com Terra
No momento, o tamanho do Oumuamua é desconhecido, entretanto, os pesquisadores acreditam que ele possua cerca de 800 metros de comprimento. O objeto apresenta uma “aceleração não-gravitacional” ao se afastar do Sol, o que gerou especulações sobre a possibilidade de ser uma nave extraterrestre.

Contudo, o consenso é que o objeto seja um corpo gelado e seus estranhos movimentos sejam causados por uma fuga de gás, segundo o portal Space.com.

“Isso indica que o gelo pode sobreviver a estas distâncias interestelares”, afirmou a astrobióloga Karen Meech, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí.

Entretanto, o objeto pode ter viajado pelo espaço interestelar por 10 milhões de anos ou mais, afirma Meech.

Apesar das especulações, os astrônomos ainda não identificaram o sistema estelar natal de Oumuamua, por isso não sabemos se, há muito tempo atrás, o objecto foi ejetado junto com resíduos escuros e gelados.

Chefe da NASA traz realidade do impacto de asteroides contra humanidade
Também não é possível saber se quaisquer criaturas a bordo do objeto poderiam sobreviver a um impacto com a Terra, ressaltando que ele passou por nós aproximadamente à velocidade de 215.000 km/h.

Aproximadamente 100 objetos do tipo Oumuamua já atingiram a Terra ao longo da história de quase 4,6 bilhões de anos do nosso planeta e, até hoje, não se sabe se havia alguém a bordo desses objetos.

Com isso, surge a ideia de capturar um desses objeto para realizar uma investigação mais a fundo. Entretanto, no caso do Oumuamua tal não é viável, já que não é possível saber a localização exata do objeto. Nesse caso, qualquer sonda lançada teria que contar com um poderoso telescópio e ganhar velocidade suficiente para alcançar o objeto em torno do Sol a uma distância perigosamente próxima da nossa estrela.

Sendo assim, no momento, não há quaisquer evidências que comprovem as especulações do surgimento da vida através desses objetos.

Comentar