Reinício de tudo? Сientista adverte sobre colisão de grande asteroide com Terra

Um asteroide comparável ao que matou os dinossauros há 66 milhões de anos poderia colidir com nosso planeta no futuro, alertou o cientista educacional Bill Nye durante a Conferência de Defesa Planetária da Academia Internacional de Astronáutica.
Sputnik

Para Bill Nye, que também é o presidente da organização Sociedade Planetária, o problema principal é que "não sabemos quando isso vai ocorrer".

"Se isso acontecer, será como um 'Ctrl+Alt+Del' [reinicialização] de tudo", disse ele, citado pelo portal Space.com.

No entanto, segundo Nye, ao contrário dos dinossauros, não temos que ficar sentados à espera da catástrofe iminente e, em vez disso, é necessário adotar medidas para evitar o impacto devastador.

Que meios tem a humanidade para resistir à ameaça de asteroides?
O cientista explicou que, embora a NASA já tenha encontrado mais de 90% asteroides potencialmente perigosos para a Terra, ainda existem numerosos meteoritos capaz de causar danos ao nosso planeta.

Nye apelou à comunidade internacional para unir forças se um grande asteroide se dirigir em direção à Terra.

"E então, se tivermos tempo suficiente – de vários anos ou, preferivelmente, décadas – poderíamos lançar uma sonda que o empurraria de seu rumo com um 'reboque gravitacional'", explicou Nye.

Entretanto, em caso contrário, a humanidade seria forçada a atacar o asteroide com uma ou mais naves para mudar sua trajetória "pela força bruta", ou mesmo detonar uma arma nuclear perto da rocha espacial para a vaporizar parcialmente, o que também mudaria sua trajetória.

Comentar