EUA pretendem discutir anexação da Cisjordânia por Israel após formação de novo governo

O assessor sênior da Casa Branca, Jared Kushner, disse na quinta-feira que Washington discutirá a possibilidade de Israel anexar os assentamentos da Cisjordânia quando um novo governo israelense for formado.
Sputnik

Kushner disse ao Instituto de Washington sobre Políticas para o Oriente Próximo que sua proposta de paz no Oriente Médio seria um "bom ponto de partida" para abordar o conflito israelo-palestino.

Analista: Trump pode reconhecer Cisjordânia como parte de Israel
O genro do presidente Trump, que é de família judia e tem se debruçado sobre o conflito israelo-palestino desde o início do mandato, disse anteriormente que o plano será uma reversão das abordagens dos governos anteriores, que tentaram iniciar processos que levam a soluções não especificadas.

As relações entre Israel e Palestina estão tensas há décadas. Os palestinos buscam reconhecimento diplomático de um Estado independente nos territórios da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, parcialmente ocupada por Israel, e a Faixa de Gaza.

Em abril, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que não acredita que a promessa de Netanyahu de anexar a Cisjordânia prejudiquem o processo de paz liderado pelos EUA no Oriente Médio.

Comentar