Ebola já provocou quase mil mortes na República Democrática do Congo

Ebola já causou 970 mortes em duas províncias no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC) após aproximadamente 1.500 infecções registradas, informou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde do país.
Sputnik

O número de mortos pelo vírus ebola, que afeta desde meados de 2018 as províncias de Kivu do Norte e Ituri, subiu de 630 para 970 pessoas em menos de um mês, informou Agência Brasil.

Ebola mata 914 pessoas no Congo
Os casos de ebola e de mortes em comunidades, fora dos centros de tratamento, aumentaram e somente na semana passada foram registrados 126 casos. Somente no domingo, 27 casos foram notificados.

Esse é o maior e mais letal surto da doença na história da República Democrática do Congo e tem sido dificultado pela recusa de algumas comunidades em receber tratamento e devido à insegurança na região atingida, onde operam numerosos grupos armados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e instituições como Médicos Sem Fronteiras (MSF) foram obrigadas a paralisar algumas atividades em áreas como Butembo, onde o vírus está em maior atividade, em função dos ataques armados contra seus centros.

Em um desses ataques morreu o epidemiologista congolês Richard Mouzoko, enviado pela OMS para Butembo para ajudar a controlar a epidemia de ebola.

A República Democrática do Congo, desde 1976, já foi atingida nove vezes pelo vírus ebola.

Comentar