Tesouro alerta: governo dos EUA pode ficar sem dinheiro em 2019

Os Estados Unidos não poderão pagar suas contas a partir do 2º semestre deste ano, a menos que o Congresso aumente a quantia que o governo pode pedir emprestado, alertou o Departamento do Tesouro nesta quarta-feira (1).
Sputnik

"Com base nas informações atualmente disponíveis, o Tesouro acredita que medidas extraordinárias sejam esgotadas em algum momento no segundo semestre de 2019", disse o subsecretário de assistência, Brian Smith na, por meio de um documento do Departamento do Tesouro dos EUA.

Boom de endividamento público: EUA podem atingir 150% do PIB em 30 anos
"É fundamental que o Congresso aja de forma a aumentar a autoridade de endividamento da nação, e o Tesouro pede ao Congresso para agir prontamente sobre este importante assunto", diz uma declaração do Departamento.

"Medidas extraordinárias" referem-se às medidas tomadas pelo Tesouro para manter o governo em funcionamento desde 1º de março, quando expirou a lei que suspende o limite da dívida dos EUA, disse o comunicado.

Anteriormente, paralisações do governo resultavam de quando o Tesouro exauria sua autoridade de empréstimo e disputas partidárias no Congresso impediam a legislação necessária para aumentar o limite da dívida dos EUA.

Comentar