Papa Francisco pede que refugiados na Líbia sejam evacuados

O papa Francisco fez um apelo neste domingo (28) para que os refugiados em campos de detenção na Líbia sejam evacuados.
Sputnik

"Eu faço um apelo para que especialmente as mulheres, crianças e doentes possam ser evacuados o mais rápido possível através de corredores humanitários", disse Francisco na oração dominical no Vaticano.

A situação destas pessoas "se tornou ainda mais perigosa devido ao conflito em curso", disse ele.

Um grupo de cerca de 140 refugiados deve chegar a Roma da Líbia na segunda-feira.

Grupos humanitários e organizações internacionais estão alarmados com a situação de milhares de imigrantes presos em centros de detenção na Líbia. O país enfrenta uma onda de confrontos entre forças leais ao governo de unidade nacional baseado em Trípoli e aqueles leais ao comandante Khalifa Haftar.

A Líbia, que serva rota de trânsito para migrantes desesperados para chegar à Europa, abriga cerca de 6 mil imigrantes mantidos em centros de detenção oficiais, de acordo com a rganização Internacional para as Migrações.

Capital da Líbia sofre ataque aéreo (VÍDEO)
Outras centenas são mantidas por grupos armados em outras partes do país atingido pela guerra.

A ONU e grupos de ajuda internacional alertaram que milhares de migrantes e refugiados que fugiram da violência em casa e agora estão presos em centros de detenção da Líbia e estão enfrentando enormes perigos e devem ser evacuados.

Na quarta-feira, a agência de refugiados da ONU disse que evacuou 325 solicitantes de asilo do centro de detenção Qasr Bin Ghashir, um dia depois de um ataque contra refugiados e migrantes. Não ficou claro quem realizou o ataque.

Comentar