Preparos para Armagedom: NASA estuda ações em caso de impacto de corpos celestes com Terra

A agência espacial NASA e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) dos EUA planejam levar a cabo uma simulação que visa analisar as possíveis respostas perante o perigo de asteroides e cometas que ameaçam a Terra.
Sputnik

No decorrer da Conferência de Defesa Planetária serão realizados "exercícios de mesa" com um cenário fictício de impacto de Objetos Próximos da Terra (NEO, sigla em inglês) desenvolvido pela NASA, segundo o site da agência.

NASA revela incrível viagem ao redor da Terra (VÍDEO)
Os especialistas trabalharão com a hipótese de um suposto asteroide "descoberto" em 26 de março e qualificado potencialmente perigoso. Vários meses depois do seu surgimento, a simulação prevê que o asteroide, batizado como 2019 PDC, seria capaz de impactar na Terra em 2027 com uma probabilidade de 1%, já que passaria a 0,05 unidades astronômicas (cada unidade equivale à distância entre a Terra e o Sol, ou seja, corresponde a 149.597.871 km).

Segundo a recriação, o 2019 PDC está a 57 milhões de km, mas se aproxima a quase 50.000 km por hora, se tornando cada vez mais brilhante. Nestas condições, os especialistas avaliaram possíveis preparos de missões destinadas a mitigar o perigo.

Lindley Johnson, do Escritório da Defesa Planetária da NASA, assegurou que as simulações são realmente úteis para a compreensão do que os analistas em "gestão de desastres precisam saber".

Outro cenário analisado pelos especialistas das agências espaciais será a eventual ameaça de um cometa, detectado em 4 abril, também segundo um esquema ficcional, que poderia impactar na Terra em 28 de fevereiro de 2021.

Comentar