Jornalistas russos pedem a Zelensky que contribua para libertação de seu colega Vyshinsky

Jornalistas russos escreveram ao vencedor nas eleições presidenciais da Ucrânia, Vladimir Zelensky, uma carta em que apelam para ele contribuir para a libertação do chefe da filial da agência RIA Novosti em Kiev, Kirill Vyshinsky.
Sputnik

Na carta, cuja cópia a Sputnik possui, se recorda que Vyshinsky está detido desde 15 de maio do ano passado e "durante todo este tempo ele está sendo acusado da alta traição apenas por ter feito honestamente seu trabalho, cumprindo seu dever de jornalista".

Tribunal ucraniano prorroga prisão do jornalista russo Kirill Vyshinsky
"O senhor disse que a mídia deve ser livre ao máximo. Mas aquilo que acontece com Kirill é uma violação das normas europeias e dos direitos humanos e dos jornalistas. Apelamos a que o senhor preste atenção para a situação de Kirill e faça tudo o que está em seu poder para que ele fique em liberdade o mais rapidamente possível", escreveram os autores da carta.

O chefe do portal RIA Novosti Ucrânia foi detido em Kiev no dia 15 de maio de 2018, acusado de apoiar as autoproclamadas República Popular de Donetsk (RPD) e República Popular de Lugansk (RPL) e de traição. O jornalista pode ser condenado a 15 anos de prisão.

No fim de março a corte prolongou a prisão do jornalista até 24 de maio.

Comentar