Rússia vai ratificar o Acordo de Paris até o fim do ano, diz vice-primeiro-ministro

A Rússia planeja ratificar o Acordo Climático de Paris até o final deste ano, afirmou nesta terça-feira o vice-primeiro-ministro da Rússia, Aleksei Gordeev.
Sputnik

"A Rússia congratula-se com a assinatura do Acordo Climático de Paris e considera que este é um quadro jurídico internacional fiável para a gestão do clima a longo prazo", disse Gordeev após conversações com o ministro alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Gerd Müller, conforme citado pela assessoria de imprensa do primeiro-ministro.

"Estamos atualmente preparando a ratificação do documento em conformidade com os nossos procedimentos legislativos internos. Pretendemos concluir este trabalho e ratificar o Acordo de Paris até o final de 2019", acrescentou.

Gordeev explicou ainda que a Rússia pretendia reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25% até 2020, em comparação com o nível de 1990, ressaltando que o acordo é "um marco legal confiável para uma solução climática de longo prazo".

Brasil segue no Acordo de Paris, diz ministro do Meio Ambiente

Os representantes da Alemanha na reunião, por sua vez, sugeriram continuar a cooperação bilateral não apenas no nível político, mas também no nível das comunidades de especialistas, científicas e empresariais.

Os alemães convidaram a Rússia a criar um grupo de trabalho conjunto para esse fim e a procurar soluções para os desafios globais, incluindo o combate à fome, a proteção ambiental e a preservação da biodiversidade em todo o mundo.

O Acordo de Paris, criado dentro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, entrou em vigor em 4 de novembro de 2016. Ele foi ratificado por 185 das 197 partes do acordo.

O acordo visa manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2 graus Celsius (3,6 graus Fahrenheit) acima dos níveis pré-industriais, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Comentar