Notícias do Brasil

Economista explica por que se afastar do BRICS é 'pouco natural' para Brasil

No ano em que o Brasil deve sediar a cúpula do BRICS, surgiram maiores incertezas sobre o desempenho do país no bloco, ocasionadas pela postura do governo Jair Bolsonaro, que abertamente apela para mais alinhamento com os EUA, Israel e outros países fora do bloco.
Sputnik

Em entrevista à Sputnik Brasil, o professor do Instituto de Economia da UNICAMP, Mariano Francisco Laplane, comentou o desempenho do governo Bolsonaro em relação ao BRICS, reforçando que se trata se uma posição "pouco natural" do país. 

O analista destacou que, tradicionalmente, a postura internacional do Brasil é bastante independente, já que o país historicamente possui cooperação econômica com uma grande parte do mundo. 

Banco dos BRICS aprova investimentos milionários em infraestrutura no Brasil
"O Brasil tradicionalmente tem optado por um posicionamento internacional bastante independente, bastante autônomo. O Brasil é um país que tem cooperações comerciais historicamente com boa parte do mundo", disse, acrescentado que devido ao perfil econômico do país, o Brasil exporta produtos "que todo mundo demanda". 

Laplane reforçou que no Brasil operam ativamente várias empresas estrangeiras, enquanto companhias brasileiras também atuam por todo o mundo, sendo natural que "o Brasil se coloque no mundo em uma posição aberta ao diálogo, bastante abrangente".

Pelo mesmo motivo é natural que o Brasil se aproxime de outros países que tenham perfis semelhantes, não somente no ponto econômico, mas no que diz respeito às dimensões territoriais, número populacional e problemas semelhantes, apontou o economista. Porém, segundo ele, o governo Jair Bolsonaro "tem trazido uma mudança nessa postura". 

"O governo Bolsonaro tem uma visão de mundo que o leva a tentar fazer uma opção, ele quer escolher amigos e quer escolher inimigos", disse, indicando uma opção preferencial de aliança com os EUA e com Israel da administração Bolsonaro.

Brasil com mais acordos bilaterais pode impactar o seu futuro no BRICS e no Mercosul?
"Curiosamente, acho que se afastando das tradições da diplomacia brasileira, ele se afasta de países dos quais e com os quais existiam operações muito próximas, e cooperações", apontou Laplane, mencionando tais países como a Rússia e a China. 

De acordo com o analista, trata-se de uma postura "pouco natural" do país, que não possui uma "realidade objetiva".

"Isto é uma coisa muito pouco natural, é uma coisa que não tem base real, objetiva. Tem muito a ver com ideologia, convicções do mundo, convicções religiosas, mas não com propriamente a realidade objetiva", afirmou. 

Laplane acredita que, neste sentido, o BRICS é o que se encaixa na pauta internacional do Brasil, contrariando o afastamento do país dos demais integrantes do bloco, reforçado pela administração de Bolsonaro. 

"Acho que o Brasil deve voltar, não deveria ter se afastado nunca, da posição histórica de manter uma posição aberta de diálogo e cooperação. Diálogo com todos, negócios com todos, e cooperação com aqueles que se apresentam com semelhanças, com problemas comuns e com características comuns ao Brasil. E acho que o BRICS se encaixa exatamente nessa última categoria", disse.

Ele explicou por que o Brasil necessita do BRICS. 

"O BRICS é um grupo de países com os quais o Brasil tem afinidades […] São os países que tem certo peso nas regiões onde são localizados. São os países que tem certo peso na economia mundial, pelo seu porte, pela dimensão territorial e pela dimensão populacional", concluiu o analista.

Comentar