Exército do Irã não ameaça os seus vizinhos, mas sim os 'invasores', diz Rouhani

As Forças Armadas do Irã não representam uma ameaça aos seus vizinhos, já que sua única missão é afastar "invasores", declarou o presidente Hassan Rouhani enquanto o país celebrava o Dia Nacional do Exército.
Sputnik

"Quero dizer aos países da região que as Forças Armadas da República Islâmica do Irã não são contra você e seus interesses nacionais. Eles estão contra os invasores", disse Rouhani na parada do Dia do Exército em Teerã.

O presidente iraniano não elaborou, mas afirmou que "raízes dos nossos problemas" estão nos EUA e em Israel.

Embaixador: Irã está pronto para dar aos EUA uma resposta forte no terreno

Ele também comentou que a designação dos Estados Unidos da elite da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) como uma "organização terrorista" foi um movimento "abominável" e um insulto à nação.

Como retaliação, o Irã listou o Comando Central dos EUA como um grupo terrorista.

No desfile desta quinta-feira em Teerã, que foi transmitido ao vivo na TV, os soldados passaram por um pódio onde Rouhani e o alto escalão militar estavam. Os militares exibiam armaduras pesadas, mísseis balísticos e aeronaves de combate projetadas localmente. Unidades do IRGC também foram filmadas participando do show massivo.

As declarações vêm em meio a tensões elevadas depois que o presidente Donald Trump retirou unilateralmente os EUA do acordo nuclear com o Irã no ano passado e reintroduziu sanções contra a República Islâmica.

Comentar