Rússia ajuda Venezuela a investigar ataques contra instalações energéticas

A Rússia proporciona toda a ajuda necessária à Venezuela e os dois países estão investigando em conjunto os ataques contra o setor energético venezuelano, disse o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Oleg Siromolotov.
Sputnik

"Estamos proporcionando aos nossos amigos venezuelanos toda a ajuda necessária […]. Segundo os dados do governo legítimo do país, liderado por Nicolás Maduro, e de acordo com outras fontes fidedignas, o setor eletro-energético da Venezuela foi atacado no dia 7 de março deste ano a partir do estrangeiro", informou diplomata à Sputnik.

De acordo com o vice-ministro, tratou-se de uma interferência comandada à distância nos sistemas de controle das principais estações distribuidoras de energia elétrica, cujos equipamentos foram fabricados num dos países do Ocidente.

Embaixador venezuelano na ONU: 'Guerra de Trump contra Venezuela está em pleno andamento'
Para além disso, o diplomata adicionou que "os autores dos ataques às instalações energéticas conheciam bem suas vulnerabilidades''. 

No dia 7 desse mês a Venezuela sofreu um blecaute de quase uma semana após um acidente na Hidrelétrica de Guri, a principal do país que foi classificado como "sabotagem norte-americana'' pelo governo. O funcionamento de fábricas e instalações públicas foi suspenso em todo o país.

O outro blecaute massivo ocorreu no dia 25 de março e atingiu 16 dos 23 estados da Venezuela. O apagão deixou a capital sem eletricidade. O governo de Maduro atribuiu as falhas do serviço a um ataque organizado a partir dos EUA contra a Hidrelétrica de Guri.

No dia 28 conseguiu-se a recuperação parcial do serviço elétrico, mas Maduro informou que entre 29 e 30 de março se registraram novos ataques informáticos que deixaram outra vez o país sem luz.

Comentar