Rússia monitora implantação dos EUA de sistema antimísseis THAAD na Romênia

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, afirmou neste sábado (13) que Moscou está monitorando de perto a implantação do sistema de defesa antimísseis THAAD na Romênia pelos EUA.
Sputnik

O cuidado russo na observação busca entender o propósito deste movimento, acrescentou Grushko.

Na quinta-feira (11), o Comando Europeu dos EUA disse em um comunicado de imprensa que os EUA implantarão a THAAD na Romênia nos próximos meses em apoio à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Rússia promete responder ao aumento da atividade da OTAN no Mar Negro
"Estamos observando isso de perto. Há um ditado russo que diz que nada é mais longo do que o temporário. Há perguntas acerca de sobre o que o sistema THAAD está implantando e o que significa a modernização de instalações na Romênia", disse Grushko a repórteres.

Grushko também acrescentou que Moscou enxergou de forma negativa o aumento da atividade da OTAN na região do Mar Negro, o que prejudicou a estabilidade nessa região.

O vice-ministro das Relações Exteriores observou que Moscou acredita que a segurança no Mar Negro deveria ser garantida principalmente através da cooperação dos países da região.

Comentar