Katie Bouman: saiba quem é a cientista que tornou possível a 1ª foto do buraco negro

Anônima para o público há poucos dias, uma cientista da computação norte-americana chamada Katie Bouman se tornou uma sensação da noite para o dia devido ao seu papel no desenvolvimento de um algoritmo de computador que permitiu aos pesquisadores tirar a primeira foto do mundo de um buraco negro.
Sputnik

"Estou tão animada que finalmente conseguimos compartilhar o que temos trabalhado no ano passado!", escreveu Bouman, de 29 anos, pesquisadora de pós-doutorado do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, na sua conta do Facebook na quarta-feira após a publicação da imagem.

"Nenhum algoritmo ou pessoa criou essa imagem", escreveu Bouman, que no outono começará a trabalhar como professora assistente no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Cal Tech).

"É necessário o incrível talento de uma equipe de cientistas de todo o mundo e anos de trabalho duro para desenvolver o instrumento, o processamento de dados, os métodos de imagem e as técnicas de análise necessárias para realizar esse feito aparentemente impossível", explicou ela no Facebook.

"Foi realmente uma honra e eu tenho muita sorte de ter tido a oportunidade de trabalhar com todos vocês", concluiu.

Comentar