Mídia: сom golpe de Estado, exército derruba presidente do Sudão (FOTO, VÍDEO)

O Exército do Sudão derrubou o presidente Omar al-Bashir após várias semanas de protestos, informou hoje (11) o canal de televisão Al-Mayadeen.
Sputnik

O Exército do Sudão decidiu afastar o presidente Omar al-Bashir de todos os cargos e demitir o governo, informou o canal de televisão Al-Mayadeen, citando fontes. Segundo a mídia, o exército anunciará a criação de um comitê militar que liderará o país durante o período de transição.

O jornal Al Hadath também disse que suas fontes confirmaram a demissão de Omar al-Bashir.

Anteriormente, a agência Reuters informou, citando a televisão estatal, que o Exército do Sudão faria uma "declaração importante em breve", acrescentando que a rádio estatal sudanesa começou a tocar música patriótica.

Segundo a mídia local, um grupo de militares supostamente entrou no prédio da rádio sudanesa.

O Al Hadath informou que o presidente Omar al-Bashir foi detido. O primeiro-ministro do Sudão, Mohamed Tahir Ayala, também teria sido alegadamente detido.

O presidente sudanês foi destituído e detido pelas Forças Armadas, disse o ministro da Defesa do país, Awad Ahmed Benawf.

"Anuncio a detenção desse regime e seu líder, que se encontra em um lugar seguro", disse Awad Ahmed Benawf em uma declaração na televisão estatal do país.

Além disso, o ministro da Defesa anunciou a dissolução do parlamento e do governo do país.

Foram enviados unidades do exército e veículos blindados adicionais à capital do país, Cartum. A polícia desapareceu das ruas, informou a mídia local.

A Reuters informou, citando testemunhas, que as pessoas nas ruas estão cantando "Foi derrubado, vencemos!"

Palácio presidencial pega fogo no Sudão
Milhares de pessoas foram às ruas da capital sudanesa no fim de semana, exigindo a demissão do presidente do país, Omar al-Bashir. Os comícios continuaram na segunda (9) e terça-feira (10). Segundo a organização não governamental Human Rights Watch, os confrontos entre manifestantes e forças de segurança resultaram em pelo menos oito mortes de sábado (6) a segunda-feira (8).

O Sudão está vivendo manifestações desde dezembro, causados pelo aumento dos preços dos bens de consumo. Os protestos em massa levaram Bashir, que está no poder há 30 anos, a dissolver o gabinete e a declarar o estado de emergência nacional por um ano.

Comentar