Reino Unido considera votar mais uma vez proposta de realização de 2º referendo do Brexit

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, está considerando dar aos parlamentares britânicos uma votação livre sobre a possibilidade de realizar um segundo referendo do Brexit, em busca de uma oportunidade para romper o impasse em negociações com o opositor Partido Trabalhista, informou o Telegraph.
Sputnik

De acordo com o Telegraph, Theresa May discutiu a ideia de se oferecer para fazer um acordo confirmatório com alguns de seus ministros na segunda-feira. O jornal também informou que o principal executor de May no Parlamento está confiante de que o governo tem os números para derrotar qualquer tentativa de realizar um segundo referendo.

Brexit: sem acordo com oposição, cresce chance do Reino Unido seguir na UE, diz May
No começo do dia, a Reuters informou que a Câmara dos Lordes do Reino Unido aprovou uma lei que daria ao Parlamento britânico autoridade para alterar o pedido de May para adiar o Brexit até 30 de junho.

O Parlamento assumiu o controle do processo Brexit no mês passado e deve chegar a um acordo sobre os termos de saída antes de uma cúpula de emergência da UE na quarta-feira.

Em março, parlamentares do Reino Unido rejeitaram a emenda, apresentada pela parlamentar Sarah Wollaston, pedindo um segundo referendo Brexit por 85 votos contra 334. De acordo com a pesquisa YouGov, 54% da população do Reino Unido vê um segundo referendo Brexit como uma opção melhor do que um resultado sem acordo, com 46% pensando o contrário.

Vice-presidente da Comissão Europeia diz que Brexit sem acordo é 'altamente provável'
O Reino Unido e a UE chegaram a um acordo de divórcio no final do ano passado, mas o Parlamento do Reino Unido recusou-se a apoiar o acordo e não consegue formar maioria em torno de quaisquer medidas alternativas. O país deveria ter deixado o bloco em 29 de março, mas perdeu o prazo. A União Europeia deu a Londres até 12 de abril para chegar a uma solução alternativa ou sair sem um acordo nesse dia.

Comentar