Erdogan anuncia prontidão da Turquia para nova operação militar na Síria

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan confirmou a intenção de Ancara de resolver a "questão síria no terreno", ao invés da mesa de negociações, após as eleições de 31 de março.
Sputnik

Erdogan declarou que pretende discutir a possibilidade de uma nova operação militar turca na Síria com o presidente russo Vladimir Putin durante sua visita a Moscou na segunda-feira (8).

"Nossos preparativos na fronteira estão concluídos. Tudo está pronto para a operação. Podemos iniciá-la a qualquer momento. Vou discutir esta e outras questões durante a visita a Moscou", disse Erdogan falando com repórteres antes de entrar em seu avião para voar para a capital russa.

Erdogan diz que 'só a Turquia poderá controlar zona tampão no norte da Síria'
Os comentários de Erdogan seguem suas observações anteriores sobre a preparação turca para lançar uma operação "antiterrorista" a leste do rio Eufrates e em Manbij, na Síria, contra as forças de autodefesa curdas sírias apoiadas pelos EUA e que Ancara classifica como um grupo terrorista.

Erdogan disse anteriormente que a Turquia tinha decidido adiar a operação após uma conversa telefônica que ele teve com o presidente dos EUA, Donald Trump, em meados de dezembro, após a qual Trump tomou a decisão de retirar as tropas dos EUA da Síria.

Comentar