Caracas: especialistas militares russos ficarão na Venezuela enquanto for necessário

O vice-chanceler venezuelano, Yván Gil, declarou que os especialistas militares russos permanecerão na Venezuela enquanto for necessário, não há quaisquer prazos concretos.
Sputnik

Além disso, ele não excluiu a chegada à Venezuela de novas missões militares russas no âmbito dos acordos militares existentes.

"Eles permanecerão na Venezuela o tempo que for necessário para manter todo o equipamento militar em condições operacionais. Mas não há quaisquer prazos concretos. Provavelmente, chegarão novas missões militares no âmbito dos acordos anteriormente assinados", declarou Yván Gil.

O diplomata sublinhou que o governo do país está pronto para se defender da agressão externa ou interna e que a oposição causa cada vez menos agitação nas ruas.

EUA consideram injetar dólares na Venezuela se regime de Maduro cair
"As manifestações da oposição são cada vez menores, têm cada vez menos apoio do povo. A Venezuela está pronta para repelir uma agressão externa ou interna. A presença da oposição nas ruas não nos preocupa, porque é cada vez menos numerosa", disse ele à margem do fórum empresarial russo-venezuelano no âmbito da 14ª Reunião Intergovernamental Rússia-Venezuela.

Em 23 de março, aviões militares russos An-124 e Il-62 chegaram ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, nos arredores de Caracas, com um grupo de especialistas militares russos, algo que foi criticado pelos EUA.

O vice-presidente, Mike Pence, chamou o passo de "provocação indesejável", enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que "a Rússia deve sair" da Venezuela, acrescentando que todas as opções estão sendo avaliadas.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, declarou que os especialistas militares russos estão na Venezuela legalmente para participar da manutenção de equipamentos militares russos anteriormente fornecidos a esse país.

Comentar