Trump insta nações da OTAN a aumentarem ainda mais os gastos com defesa

O presidente dos EUA, Donald Trump, é famoso por suas críticas à aliança do Atlântico Norte. Em reunião em Washington nesta terça, ele observou, porém, que a estratégia de pressionar os membros da OTAN a aumentar seus gastos com a defesa está levando a mais bilhões de dólares em contribuições.
Sputnik

Em reunião com o com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o presidente dos EUA afirmou que o financiamento da aliança é "um foguete que só sobe" desde que ele assumiu o cargo em 2016. Trump, contudo, continua achando os valores de contribuição atuais insuficientes.

Trump não conseguiria mudar princípio da OTAN sozinho, diz analista
Desde 2016, os 28 membros da OTAN, além dos Estados Unidos, impulsionaram os gastos militares em "US$ 100 bilhões até 2020", confirmou Trump.

O presidente dos EUA também disse que gostaria que os membros da OTAN gastassem mais de 2% do PIB em defesa — uma mudança do discurso de Trump no ano passado, quando defendeu um gasto de 4% de PIB. Os Estados Unidos gastam 4,3% do PIB com a OTAN.

Stoltenberg disse que a diretriz de 2% não foi inventada pelos Estados Unidos, mas sim uma meta estabelecida pelos 29 aliados em 2014, bem antes da eleição de Trump. No entanto, ele agradeceu o presidente por seu "forte compromisso com a OTAN" e por sua liderança em conseguir que os países-membros aumentassem seus compromissos.

"A mensagem clara do Presidente Trump ajudou — está tendo um impacto real. Ainda temos um longo caminho a percorrer — muito a fazer — mas temos visto progressos muito fortes em gastos de defesa de aliados da OTAN", destacou o secretário.

Trump também ressaltou que a Alemanha, em particular, não está fazendo o suficiente, já que Berlim agora planeja gastar "apenas" 1,5% até 2024.

"A Alemanha honestamente não está pagando uma parte justa", disse ele. “Eu tenho ótimos sentimentos pela Alemanha, mas eles não estão pagando o que deveriam pagar. Estamos pagando por uma grande parte da OTAN, que basicamente protege a Europa. Eles estão pagando perto de 1%".

'OTAN é apenas um zumbi periodicamente reanimado', diz analista militar
Em comunicado, a Casa Branca disse que os dois líderes "revisaram o progresso sem precedentes da OTAN para aumentar o compartilhamento de responsabilidades" e também discutiram "esforços contínuos para combater o terrorismo (e) monitorar a agressão russa". Trump enfatizou a importância de uma OTAN mais forte em se opor à Rússia durante a reunião e ressaltou que ainda acredita que o relacionamento com Moscou será bom.

Comentar