Conselho da Europa pede que Turquia honre resultados das urnas

A missão de observação do Conselho da Europa nas eleições locais da Turquia disse não estar "totalmente convencida" de que os turcos tiveram um "ambiente eleitoral livre e justo".
Sputnik

Andrew Dawson, que liderava a missão, pediu ao governo que respeite os resultados das urnas, especialmente nas províncias predominantemente curdas. Desde 2016, o governo substituiu autoridades eleitas por curadores em 95 municípios por supostas ligações com militantes curdos ilegais.

Partido opositor declara vitória na capital da Turquia
O Conselho da Europa reconheceu as preocupações de segurança em solo turco, mas disse que a definição do governo de terrorismo não era consistente com os padrões europeus, especialmente quando se trata de partidos políticos curdos, como o HDP (Partido Democrático dos Povos).

Dawson afirma que "nós não aceitamos afirmações que assumam que todo prefeito do HDP é ou poderia ser um terrorista ou tem conexões terroristas". O observador eleitoral europeu também elogiou o público turco pela alta taxa de participação de 84% no pleito eleitoral e chamou isso de um "sinal saudável de interesse democrático".

Comentar