Trump promete fechar fronteira se México não combater imigração ilegal

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que fechará a fronteira com o México, ou uma grande parte dela, na próxima semana, se o país latino-americano não ajudar a impedir a migração ilegal.
Sputnik

"Se o México não parar imediatamente toda a imigração ilegal que entra nos Estados Unidos através de nossa fronteira sul, eu fecharei a fronteira, ou grandes seções da fronteira, na próxima semana", afirmou Trump no Twitter.

Migração ilegal na fronteira EUA-México não representa ameaça militar, diz general
No começo da semana, o comissário do Sistema de Proteção de Alfândegas e Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês), Kevin McAleenan, declarou que a agência chegou ao seu limite em relação ao movimento de imigrantes que buscam asilo na fronteira. 

De acordo com o comissário, o número de detenções de migrantes na fronteira sul dos EUA durante o mês de março está perto de chegar a 100.000, o que seria o mais visto por um mês em mais de uma década.

Além disso, McAleenan disse que o México deve ajudar a impedir o aumento de migrantes, colocando mais postos de controle em todo o país e evitando fornecer incentivos.

Comentar