Kim Jong-un se prepara para reunião com Putin em Moscou, diz mídia sul-coreana

O líder norte-coreano Kim Jong-un está se preparando para fazer uma visita oficial à Rússia, e em Moscou ele deverá se encontrar pela primeira vez com o presidente russo Vladimir Putin, de acordo com notícias divulgadas pela mídia sul-coreana nesta quinta-feira.
Sputnik

Conhecido como "mordomo" do líder da Coreia do Norte, Kim Chang-son, funcionário da Comissão de Assuntos do Estado norte-coreano, desembarcou na última terça-feira na capital russa e permanecia na cidade nesta quinta-feira, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

Mídia: Trump ignora conselheiros e assume pessoalmente negociações com Coreia do Norte

A especulação sobre uma possível viagem de Kim Jong-un à Rússia, um país com o qual a Coreia do Norte divide parte de sua fronteira, envolve o fato do seu "mordomo" sempre ser despachado para preparativos logísticos das viagens oficiais do líder norte-coreano.

Antes das duas cúpulas com o presidente estadunidense Donald Trump, Kim Chang-son visitou Singapura e Vietnã, respectivamente, com bastante antecedência para realizar os acertos necessários.

Ainda de acordo com a Yonhap, a diplomacia norte-coreana voltou-se ao Kremlin depois do fracasso da segunda e mais recente cúpula entre Kim e Trump, realizada em Hanói e que não rendeu qualquer avanço, sendo considerada um fracasso e gerando o temor da retomada de testes balísticos por parte de Pyongyang.

Coreia do Norte pode retomar testes diante de 'postura de gângster' dos EUA, diz diplomata

Apenas em março, ao menos três altos funcionários norte-coreanos desembarcaram em Moscou. Nesta semana, uma delegação de senadores russos fez o caminho inverso e visitaram Pyongyang, em um movimento de incremento das relações bilaterais.

Citado por um jornal da Coreia do Sul, o ex-chefe do Centro de Missão Coreana da Agência Americana de Inteligência (CIA), Andrew Kim, declarou que o líder norte-coreano está costurando uma visita oficial à Rússia.

Depois de anos recluso em seu próprio país, Kim Jong-un já fez quatro visitas à China desde 2018, em busca de apoio e conselhos junto ao governo chinês, um aliado histórico. Contudo, o líder norte-coreano ainda não se encontrou oficialmente com Putin, que por sua vez já teve a oportunidade de encontrar oficialmente o pai de Kim, Kim Jong-il, falecido em 2011.

Comentar