Vice-chanceler da Rússia teme que 'provocações' atrapalhem diálogo sobre Venezuela

Moscou acredita que pode haver mais provocações que visem interromper a possibilidade de um novo diálogo entre Rússia e EUA sobre a Venezuela, disse na terça-feira o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.
Sputnik

"É importante evitar a situação quando forças destrutivas — existem muitas forças dentro e fora da Venezuela — aproveitarão o momento atual e realizarão provocações e medidas que perturbarão a possibilidade de um diálogo [russo-americano]", disse Ryabkov em uma coletiva de imprensa após a reunião com o Representante Especial dos EUA para a Venezuela, Elliott Abrams.

Mais cedo, o vice-chanceler russo disse que a Rússia não reconhece o autoproclamado "presidente interino" venezuelano Juan Guaidó e pede a todos os partidos venezuelanos que resolvam as diferenças por meio de um diálogo nacional. As conversas ocorreram no hotel Westin Excelsior, em Roma.

EUA devem parar de interferir nos assuntos da Venezuela pelo fim da crise, diz coalizão
A crise na Venezuela aumentou em janeiro, quando Juan Guaidó foi eleito presidente da Assembleia Nacional, controlada pela oposição. Ele recebeu apoio dos Estados Unidos e de outros 54 países.

Rússia, China, Cuba e vários outros países reafirmaram seu apoio a Nicolás Maduro como o único presidente legítimo da Venezuela e pediram a não interferência nos assuntos internos do país. Maduro, por sua vez, acusa Guaidó de conspirar com os Estados Unidos para derrubar o governo legítimo do país, inclusive organizando a entrega de ajuda humanitária como parte de um plano para justificar a intervenção militar dos EUA.

Comentar