Notícias do Brasil

Brasil e EUA compartilham preocupações sobre o comércio com a China, diz oficial

Os Estados Unidos e o Brasil vêm discutindo questões mútuas relativas a comércio e outros desafios econômicos em relação à China, disse uma autoridade graduada do governo dos EUA a repórteres.
Sputnik

"Apresentamos muitas das mesmas dificuldades, enfrentamos muitas injustiças e muitas das preocupações de segurança", afirmou o funcionário nesta segunda-feira.

"Esses dois países, como as duas maiores economias do hemisfério ocidental, são dois países que enfrentam muitos dos mesmos desafios da China quanto à influência econômica e à inerente, estrutural e injusta das relações comerciais e aos efeitos pode ter", acrescentou.

'Brasil ama os EUA', diz Guedes ao oferecer abertura unilateral ao governo Trump

O funcionário disse ainda que o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, discutirão mais sobre essas preocupações mútuas durante a reunião na Casa Branca, nesta terça-feira.

Com relação ao Brasil possivelmente trabalhando com a empresa de telecomunicações chinesa Huawei e sua rede 5G, a autoridade disse que os Estados Unidos alertaram que a ameaça representa a segurança interna dos EUA.

Autoridades dos EUA informaram a autoridade brasileira sobre questões de segurança e inteligência para ajudá-los a entender os perigos do uso dessas redes, destacou o funcionário.

Bolsonaro e Trump também planejam discutir oportunidades de cooperação em defesa, políticas comerciais pró-crescimento e lutar contra o crime transnacional, completou a autoridade.

Comentar