Rússia desloca poderosos bombardeiros estratégicos Tu-22M3 para a Crimeia

A Rússia deslocou bombardeiros Tupolev Tu-22M3 da sua Força Aeroespacial para a Crimeia em resposta à instalação de sistemas antimíssil dos EUA nas proximidades das fronteiras russas.
Sputnik

Tal informação foi difundida pelo presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação (Senado russo), Viktor Bondarev.

"A implantação dos sistemas de defesa antimíssil dos EUA na Polônia e na Romênia é um sério desafio e, em resposta, o Ministério da Defesa da Rússia tomou a decisão de instalar um esquadrão de bombardeiros estratégicos Tu-22M3 na base de Gvardeiskoe [na Crimeia]. Este passo mudou radicalmente o equilíbrio de forças na região", afirmou o senador.

5 anos da reunificação da Crimeia à Rússia
Segundo o político, o alcance dos mísseis de cruzeiro portados pelos Tu-22M3 permite atacar sistemas de defesa antimísseis e antiaéreos "em qualquer parte da Europa".

Ao mesmo tempo Bondarev acrescentou que nos próximos anos os bombardeiros estratégicos serão modernizados e equipados com novas armas, ou seja, serão capazes de atingir todos os tipos de alvos localizados a uma distância de milhares de quilômetros.

O legislador também lembrou que, além dos Tu-22M3, a base aérea da Crimeia alberga caças MiG-29 e Su-27.

O senador ressaltou que, desde a reunificação da Crimeia com a Rússia, a situação com o equipamento militar na península mudou drasticamente.

"Na Crimeia estão posicionados sistemas de mísseis S-300 e S-400, Pantsir-S1 e duas modificações do Iskander, esses sistemas de defesa são capazes de repelir ataques aéreos", disse.

Forte inundação atinge base americana com 'aviões do Juízo Final' (FOTOS)
Bondarev acrescentou que os sistemas de defesa costeira Bastion e o sistema de mísseis anti-navio Bal também estão instalados na Crimeia, bem como os submarinos Novosibirsk e Rostov-na-Donu, equipados com mísseis ultramodernos.

"Durante o desenvolvimento do potencial militar da região, nos concentramos não apenas na implantação de navios de guerra, mas também na construção de instalações de defesa costeira", sublinhou.

"Hoje, a Frota do Mar Negro é um baluarte sério e poderoso no sudoeste da Rússia", ressaltou, acrescentando que tal combinação de forças "protege as fronteiras sudoeste e garante a segurança de toda esta grande região".

Comentar