TV estatal da Síria relata morte de 10 civis após ataque aéreo da coalizão dos EUA

Neste domingo (17), a TV pública da Síria comunicou sobre a morte de 10 civis no povoado sírio de Baghouz, na província de Deir ez-Zor, devido a um ataque aéreo da coalizão liderada pelos EUA.
Sputnik

"Dez civis, entre os quais crianças, foram mortos como resultado de um ataque aéreo da coalizão internacional contra um acampamento em Baghouz", comunicou o canal Syria TV, citando fontes locais.

No dia 10 de março, as Forças Democráticas da Síria (FDS) anunciaram o início da operação contra terroristas do Daesh (organização proibida na Rússia e em vários outros países) no povoado de Baghouz.

EUA pretendem fornecer US$ 5 milhões para Capacetes Brancos na Síria
Ao longo de vários meses, as unidades das FDS, apoiadas do ar pela coalizão internacional encabeçada pelos EUA, têm combatido os restos do Daesh. A mídia síria comunica repetidamente sobre vítimas entre civis sírios durante os ataques contra Baghouz, bem como sobre casos de utilização de fósforo branco pela coalizão. 

Na segunda-feira (11), a televisão estatal da Síria comunicou sobre mais de 50 mortos em resultado de um ataque aéreo da coalizão internacional contra o povoado de Baghouz.

As autoridades sírias apelaram para que a ONU tomasse medidas em relação aos culpados de matar civis e de utilizar fósforo branco durante os ataques a Baghouz, bem como para cessar a presença ilegítima da coalizão no território da Síria.

Desde 2014, os EUA e seus aliados vêem efetuando uma operação antiterrorista contra o Daesh na Síria e no Iraque, embora sem autorização das autoridades sírias. Em dezembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a saída das tropas norte-americanas da Síria. Porém, Washington afirmou que a luta da coalizão internacional liderada pelos EUA contra o terrorismo continuaria.

Comentar