Kremlin: Não recebemos propostas claras dos EUA sobre as negociações de desarmamento

Moscou não recebeu propostas claras de Washington em relação às negociações de desarmamento, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à Sputnik no domingo, comentando a recente declaração do assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton.
Sputnik

"Nenhuma proposta clara foi recebida ainda", disse Peskov.

No começo do dia, Bolton disse que não descarta novas negociações de controle de armas entre Washington e Moscou, mas sugeriu que Pequim também deveria ser incluída nelas.

Pentágono vai testar míssil de cruzeiro lançado do solo proibido pelo Tratado INF
Em 2 de fevereiro, os Estados Unidos formalmente suspenderam suas obrigações sob o Tratado INF e acionaram o processo de retirada de seis meses. Washington disse que encerraria este procedimento se a Rússia concordasse em cumprir o pacto.

Moscou também suspendeu sua participação no tratado, com o presidente russo, Vladimir Putin, instruindo as autoridades do país a não iniciar nenhuma nova negociação com Washington sobre o assunto. Putin, no entanto, ressaltou que todas as propostas anteriores da Rússia permaneceram sobre a mesa.

Em outubro, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a intenção de seu país de retirar-se do Tratado INF sobre as supostas violações do acordo pela Rússia. Moscou refutou as acusações, acrescentando que Washington também violou o acordo.

Comentar