Era uma vez a vontade de depreciar Maduro: Guaidó cai na pegadinha de humoristas russos

Em 20 de fevereiro, Juan Guaidó afirmou ter falado com o presidente da Suíça, mas na realidade ele parece ter falado com os mesmos humoristas russos que ligaram para Elliott Abrams, enviado especial dos EUA à Venezuela.
Sputnik

De acordo com reportagem publicada pelo canal de televisão russo Rossiya 24, por trás da voz do presidente suíço, Ueli Maurer, estão os humoristas russos Vovan (Vladimir Kuznetsov) e Lexus (Aleksei Stoliarov), que compartilharam a gravação da conversa. A Sputnik entrou em contato com os humoristas para saber mais sobre o diálogo com o autoproclamado presidente interino da Venezuela.

Bens de Maduro na Suíça? Humoristas russos descobrem quem está por trás dessa informação
De acordo com Vovan e Lexus, a conversa telefônica ocorreu depois que o encarregado de negócios da Venezuela nos Estados Unidos, Carlos Vecchio, nomeado por Juan Guaidó, entrou em contato com o "presidente da Suíça" para fornecer detalhes de contato do deputado da oposição e para marcar um horário para a conversa.

Os humoristas indicam que o autoproclamado presidente insistia que o diálogo fosse realizado através do WhatsApp ou Skype, para evitar escuta. Durante a conversa de 20 de fevereiro, os russos garantiram a Guaidó que o governo suíço estava disposto a bloquear as contas de Nicolás Maduro nos bancos do país, mas isso exigiria um pedido oficial.

Para isso, os autores da pegadinha enviaram a Guaidó um rascunho do pedido com até mesmo uma pista do que estava acontecendo. No documento, eles mencionaram um banco que não existe e que tem um nome um tanto suspeito: "Lexus Vovanial Bank Ltd". Eles também mencionaram a entidade fictícia Tender First Nurlan Baidilda Ltd. Na realidade, há apenas a Tender First, segundo Nurlan Baidilda, fundador da empresa.

Bloomberg: Banco da Inglaterra se recusa a devolver ouro a Maduro
Juan Guaidó se referiu justamente a essa conversa quando afirmou ter falado com o presidente suíço Ueli Maurer sobre o bloqueio de ativos venezuelanos no país europeu. Obviamente, o chanceler suíço não demorou em negar as palavras de Guaidó e disse que não houve conversa nenhuma com Maurer. Apesar disso, os humoristas explicaram para a Sputnik que conseguiram controlar a situação não perdendo contato com Guaidó e Abrams.

"Para não perder o controle da situação, escrevemos para Abrams que Guaidó cometeu um erro ao revelar tudo à imprensa. Afinal, a investigação das contas estava apenas começando e os assustados membros do clã de Maduro podiam retirar todo o dinheiro da Suíça. Supostamente é por isso que negamos as palavras de Guaidó sobre a conversa telefônica", disseram Lexus e Vovan a Abrams.

Por sua vez, Elliott Abrams logo respondeu que a partir de agora tudo seria mantido em segredo e que diria a Guaidó "que seu comentário foi um erro que não deve ser repetido". Além disso, o enviado especial dos EUA à Venezuela pediu que o "presidente suíço" informe caso Guaidó atrase o envio dos documentos solicitados e prometeu "relembrá-lo".

E-mail enviado por Abrams a Maurer

Em seguida, os humoristas contataram o embaixador Vecchio, que prometeu que "isso não aconteceria novamente" e assegurou ao 'presidente suíço' que Guaidó já estava preparando o documento. De fato, naquela mesma noite, o "encarregado de negócios" enviou o documento assinado por Juan Guaidó.

1 / 2
Pedido de bloqueio de supostas contas de Nicolás Maduro em bancos suíços enviado ao "Presidente da Suíça".
2 / 2
Assinatura de Juan Guaidó no pedido enviado ao "presidente da Suíça".

No documento, escrito em espanhol e inglês, o presidente autoproclamado pede que as contas de Nicolás Maduro sejam bloqueadas em bancos suíços, incluindo o banco fictício Lexus Vovanial Ltd. Curiosamente, de acordo com a pegadinha, Abrams recomendou conversar novamente com Guaidó para ter certeza de que manteria tudo em segredo.

A revista financeira Bloomberg não perdeu tempo e publicou um artigo baseado nas afirmações de Vecchio, intitulando a matéria de "Maduro poderia ter milhões no fundo Baidilda". Quando a fonte real desta informação se tornou pública, a Bloomberg foi forçada a mudar o título do artigo.

O artigo da Bloomberg sobre Carlos Vecchio

Anteriormente, foi publicada a conversa de Elliott Abrams com os humoristas russos Lexus e Vovan, que se passaram pelo presidente suíço Ueli Maurer. Esta conversa os levou a entrar em contato com Carlos Vecchio, que publicou no Twitter algumas informações recebidas do "presidente suíço".

Comentar