Rússia rejeita ameaças dos EUA à petroleira russa por cooperar com Venezuela

As ameaças do governo dos EUA contra a petroleira russa Rosneft, por colaborar com a Venezuela, foram questionadas pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Sputnik

A entidade afirmou que estas ameaças não fazem sentido, pois a empresa já é alvo de sanções dos EUA desde 2014 e, não obstante, continua trabalhando com sucesso.

"As ameaças feitas pelo secretário de Estado dos EUA à corporação Rosneft por sua cooperação com a Venezuela não fazem sentido. Ela [a empresa] já está sujeita a sanções desde 2014, mas continua a funcionar com êxito. Por outro lado, seus antigos parceiros americanos, que foram forçados por Washington a virar as costas à cooperação, sofreram grandes perdas", disse a chancelaria russa em comunicado.

A resposta do ministério russo veio após as declarações do secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo que, na terça-feira (12), acusou a administração da Rosneft de comprar petróleo à empresa estatal petrolífera PDVSA, da Venezuela, contornando as sanções estabelecidas por Washington.

Analista indica preços de petróleo como razão da artimanha americana de golpe na Venezuela
Moscou pediu que Washington reconsiderasse sua política de sanções e se unisse aos esforços conjuntos para resolver a crise na Venezuela.

A Rosneft respondeu às declarações de Pompeo, classificando-as de infundadas, subjetivas e tendenciosas.

"A Rosneft não está envolvida em política, mas apenas em atividades comerciais em benefício de todos os seus acionistas. As atividades da Rosneft na Venezuela estão relacionadas à implementação de projetos de produção e fornecimento de petróleo e são realizadas de acordo com o direito internacional e os contratos de mercado vigentes, celebrados muito antes da imposição de sanções unilaterais pelos EUA", diz a declaração.

Além disso, Moscou observou que Washington decidiu recorrer novamente às sanções, desta vez incluindo na "lista negra" o banco russo Eurofinance Mosnarbank, que deu ao governo venezuelano a oportunidade de trabalhar normalmente com parceiros estrangeiros.

Washington adicionou o banco russo à lista de sanções, supostamente por sua conexão com a petrolífera estatal venezuelana PDVSA.

Mídia: Venezuela está com produção petrolífera parcialmente suspensa por causa do blecaute
"Não vamos falar sobre a eficácia da proibição americana de transações em dólares deste banco — muito já foi dito sobre os escassos resultados das numerosas restrições decretadas contra a Rússia […] Washington está cada vez mais convencendo a comunidade internacional da falta de confiabilidade do dólar, levando a abandonar o seu uso", ressaltou a chancelaria.

Em 28 de janeiro, o Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções à PDVSA, envolvendo o congelamento de US$ 7 bilhões e o bloqueio de todos os pagamentos feitos por empresas norte-americanas que compram petróleo venezuelano.

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, estimou que a Venezuela perderia US$ 11 bilhões anuais em receitas de exportação de petróleo por causa dessas sanções.

Comentar