OTAN diz que responderá caso Rússia posicione mísseis perto das fronteiras da aliança

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, comentou a suspensão do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), firmado entre os EUA e a União Soviética em 1987.
Sputnik

Stoltenberg frisou que a OTAN deve "começar a planejar o mundo sem o INF". Segundo ele, a OTAN irá dar uma resposta "ponderada e coordenada" se a Rússia posicionar perto das fronteiras da aliança sistemas de mísseis móveis capazes de portar cargas nucleares.

"Posso dizer que a nossa resposta [da OTAN] será ponderada e coordenada", afirmou ele durante uma coletiva de imprensa em Varsóvia transmitida pelo serviço de vídeos da OTAN.

Ex-inspetor de armas da ONU: Europa é tão culpada quanto EUA pelo declínio do Tratado INF
Stoltenberg voltou a acusar a Rússia de violar o INF e apelou para que Moscou "voltasse a cumpri-lo".

Ele acrescentou que a aliança não planeja posicionar novos mísseis nucleares de baseamento terrestre na Europa.

No dia 3 de março, o presidente russo Vladimir Putin assinou o decreto sobre a suspensão do Tratado INF por parte da Rússia, comunicou a assessoria de imprensa do Kremlin, explicando que a suspensão vai estar em vigor até que os EUA corrijam as violações do Tratado cometidas por eles ou até que o tratado seja cancelado.

Previamente, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que no dia 2 de fevereiro Washington daria início à saída do Tratado INF.

Comentar