Notícias do Brasil

Dia da Mulher terá protestos em todo o país por direitos e contra Reforma da Previdência

Em pelo menos 45 cidades brasileiras, incluindo 17 capitais, protestos vão marcar o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8). Os atos da Marcha Mundial das Mulheres defendem o fim da violência contra as mulheres, o respeito aos direitos civis e direitos reprodutivos e sexuais das mulheres.
Sputnik

As imigrantes e refugiadas, as mulheres com deficiência, a questão da representatividade política, além do respeito aos direitos do público LGBTQIA+ estão entre as bandeiras dos atos que ocorrerão ao longo do dia. A vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), cujo assassinato completa um ano sem solução no dia 14, será homenageada.

Bolsonaro diz que democracia e liberdade só existem quando as Forças Armadas querem
A maior parte da agenda que motiva a mobilização no Brasil coincide com os pleitos que levam às ruas mulheres de outros países nesta data.

No caso brasileiro, o movimento também contesta a Reforma da Previdência.

Outra pauta dos protestos neste Dia Internacional da Mulher será a luta pela democracia, pelos direitos dos povos indígenas e por uma educação não sexista, princípios defendidos, no final do mês passado, pela então representante da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Nadine Gasman, pilares da igualdade de gênero.

Comentar