EUA analisam novas medidas contra o governo venezuelano, diz Bolton

O governo dos EUA está considerando aplicar novas sanções contra a administração de Nicolás Maduro na Venezuela para impedir seu acesso a recursos financeiros e conseguir uma transição de poder no país, disse o assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton.
Sputnik

"Estão sendo analisadas novas medidas, novas sanções para apertar o nosso controle os recursos financeiros de Maduro, para negar ao regime o dinheiro que precisa para se manter no poder", disse o funcionário em entrevista ao canal Fox Business Network.

Em 5 de março, o governo dos EUA renovou por um ano sua declaração de emergência nacional sobre a situação política na Venezuela, que inclui sanções contra funcionários do governo do país caribenho, anunciou o presidente Donald Trump.

Guaidó promete aumento salarial durante encontro com líderes sindicais
A ordem executiva, decretada pelo então presidente Barack Obama (2009-2017) em março de 2015, impôs sanções contra sete funcionários do governo venezuelano por violações aos direitos humanos e corrupção.

Nos últimos meses o governo Trump aprovou sanções contra altos funcionários do governo venezuelano, como a revogação de vistos e restrições à estatal petrolífera Petróleos de Venezuela.

Bolton disse que estes esforços continuarão por parte dos EUA porque "o presidente (Donald) Trump tem sido muito claro, ele quer uma transição pacífica para o (opositor Juan) Guaidó, acreditamos que é o que o povo venezuelano quer e vamos empurrar para chegar logo a isso".

Comentar