Qual será resposta russa se EUA instalarem mísseis na Europa?

A Rússia pode ser forçada a instalar mísseis cujo alcance abrangeria todo o continente europeu se os EUA instalarem tais armas na região, disse o embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov.
Sputnik

"Estamos muito preocupados por, após os EUA se retiraram do Tratado INF, poderem ser posicionados mísseis no território da Europa", disse Antonov na segunda-feira (4).

"Seremos forçados a instalar nossos mísseis, e vocês verão que todo o território dos países europeus será colocado ao seu alcance", acrescentou o embaixador, sublinhando que os EUA e a Rússia devem evitar tal cenário.

O diplomata disse também que os EUA e a Rússia estão destinados a cooperar no combate ao terrorismo.

Putin assina decreto sobre suspensão do Tratado INF pela Rússia
"Muitas vezes, em muitas ocasiões, tentamos persuadir nossos colegas americanos a cooperar", disse Antonov. "Estou convencido de que estamos condenados à cooperação nessa esfera."

Desde 2 de fevereiro, os EUA suspenderam suas obrigações quanto ao INF (Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário), assinado em 1987 com a então União Soviética, que não tem data de expiração e proíbe as partes de terem mísseis balísticos terrestres ou mísseis de cruzeiro com alcance entre 500 e 5.500 quilômetros.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, reafirmou que os EUA se retirarão formalmente do acordo no início de agosto, a menos que a Rússia o cumpra plena e comprovadamente.

Em 4 de março, o presidente russo Vladimir Putin assinou o decreto sobre a suspensão do Tratado INF. A suspensão vai estar em vigor até que os EUA corrijam as violações do Tratado cometidas por eles ou até que o tratado seja cancelado.

Comentar