Trump: suspensão de exercícios militares na Coreia do Sul economizará milhões de dólares

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse neste domingo (3), que o motivo da suspensão dos exercícios militares com a Coreia do Sul é o desejo de economizar milhões de dólares e melhorar as relações com a Coreia do Norte.
Sputnik

Trump anunciou que os Estados Unidos e a Coreia do Sul concordaram em cessar a série de exercícios militares Key Resolve e Foal Eagle.

"A razão pela qual eu não quero mais exercícios militares com a Coreia do Sul é a economia de centenas de milhões de dólares… Essa foi a minha posição antes de se tornar presidente", escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

EUA vão dar 'resposta forte' a qualquer ameaça contra retorno de Guaidó, diz Bolton
Os exercícios conjuntos em grande escala dos EUA e da Coreia do Sul foram um dos principais fatores na possível escalada das tensões na península coreana e provocaram a reação negativa de Pyongyang, Moscou e Pequim.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, foi realizada a segunda reunião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do líder norte-coreano, Kim Jong-un, em Hanói, capital do Vietnã.

A cúpula terminou antes do previsto e sem acordo, embora as partes tenham concordado em realizar mais reuniões no futuro.

Comentar