Caso Skripal serviu para distrair opinião pública do Brexit, diz chancelaria russa

Incidente de Salisbury é parte da chamada estratégia de gato morto de Londres, que visa distrair as pessoas do processo do Brexit e direcionar seu foco para a suposta ameaça russa, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta segunda-feira (4).
Sputnik

Esta segunda-feira (4) marca o primeiro aniversário do incidente de Salisbury, no qual o ex-agente da inteligência russa Sergei Skripal e sua filha, Yulia, foram supostamente atacados com um agente nervoso criado na União Soviética. Desde então o Reino Unido vem acusando a Rússia de planejar uma tentativa de homicídio, enquanto Moscou segue refutando todas as acusações.

"1. O Brexit é a questão que é uma dor de cabeça para o governo de [Theresa] May [primeira ministra do Reino Unido]. 2. A população do país está cada vez mais imersa nas disputas entre Londres e Bruxelas, tirando suas próprias conclusões sobre a eficiência do trabalho do governo de May […]. 3. O incidente de Salisbury é um truque, um 'gato morto', com o que, uma vez lançado no espaço da mídia, as autoridades do Reino Unido esperam desviar a atenção de seus cidadãos de assuntos que lhes são desconfortáveis ​​[discutir] e consolidar a nação frente à "sinistra ameaça russa", publicou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em sua página no Facebook.

UE sanciona funcionários da inteligência russa devido a caso Skripal
O termo'gato morto' é utilizado para se referir a algo feito para desviar a opinião pública de um determinado assunto. O ministério lembrou que a expressão "estratégia do gato morto" foi usada pela primeira vez na retórica política do Reino Unido em 2013 pelo então prefeito de Londres, Boris Johnson, em um ensaio para o jornal The Telegraph. No ano passado, Johnson foi secretário de Relações Exteriores do Reino Unido e adotou uma forte posição anti-Rússia durante os desdobramentos do incidente de Salisbury.

Em decorrência do incidente, as relações bilaterais entre Rússia e Reino Unido se deterioram. Como resultado, diversos diplomatas britânicos e russos foram expulsos de ambos os países.

O incidente de Salisbury resultou na deterioração significativa das relações russo-britânicas, bem como na expulsão de diplomatas russos de vários países da UE.

Comentar