Coreia do Norte poderia se tornar parceira militar dos EUA, afirma autoridade do Sul

A Coreia do Norte pode se tornar uma parceira militar dos Estados Unidos se a relação entre os dois países forem normalizadas. É o que pensa o assessor especial Moon Chung-in, conselheiro da presidência da Coreia do Sul para Relações Exteriores e Segurança Nacional.
Sputnik

De acordo com Moon, essa cooperação com EUA seria a melhor maneira de garantir a segurança de Pyongyang. 

Pompeo: Trump decidiu não assinar comunicado conjunto com Kim Jong-un
"Vamos supor que a Coreia do Norte normalize as relações com os Estados Unidos. Por que não podem então ter cooperação militar? Afinal, essa é a melhor maneira de garantir a segurança da Coreia do Norte. Agora, as relações entre a Coreia do Norte e os EUA são hostis. Se for possível melhorar essas relações e esses dois países puderem normalizá-las, então elas poderão ser transformadas em uma parceria militar, se não uma aliança", disse ele em entrevista à Sputnik.

Ainda de acordo com o conselheiro, num cenário ideal de parceria, Washington e Pyongyang poderiam até trocar informações militares de alto nível, o que poderia despertar preocupações em Pequim.

"Isso vai acontecer se os Estados Unidos tiverem boas relações com a Coreia do Sul, a Coreia do Norte e o Japão. A China pode ter algumas preocupações, mas, se estamos falando de cooperação militar, ela poderá entender."

Também em declarações à Sputnik sobre esse tema, o ex-enviado especial americano para a Coreia do Norte Joseph Yun afirmou que, do seu ponto de vista, seria impossível imaginar uma cooperação como essa entre EUA e Coreia do Norte no momento. 

Comentar