Notícias do Brasil

Exército: Brasil pretende participar de novas missões da ONU; África é destino provável

No início de fevereiro, o Exército brasileiro manifestou apoio à Etiópia na condução de treinamento para Operações de Paz na África. A Sputnik Brasil entrou em contato com os militares para saber se há intenção de fortalecer a presença no continente.
Sputnik

Em comunicado enviado à Sputnik Brasil, o Centro de Comunicação Social do Exército informou que "possui a intenção" de participar de novas missões de paz da ONU, mas destacou que para isso é necessário ainda um convite formal da ONU e a aprovação do Congresso Nacional Brasileiro.

'Brasil deve se preparar para baixas se enviar tropas para missão da ONU na África'
"O Brasil vem participando de missões de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas desde 1947. Essa experiência de mais de 60 anos em Missões de Paz, revelou o potencial das tropas brasileiras para atuar em conflitos de diferentes regiões do mundo, pois sempre adotaram as medidas cabíveis nos respectivos teatros de operações, atendendo aos interesses da política externa brasileira e aos objetivos de pacificação da ONU", informou o Centro de Comunicação Social do Exército em nota à Sputnik. 

De acordo com o Exército, a participação mais recente do Exército Brasileiro, com tropas de Infantaria e de Engenharia, no Haiti "elencou o Brasil como referência mundial no concerto doutrinário das Operações de Paz".

"Desta forma, o Exército Brasileiro possui a intenção de participar novamente, a curto prazo, com tropas em missões de paz da ONU. A probabilidade atual é que venha a ocorrer no continente africano. Contudo, é necessária a realização de um convite formal da ONU e a aprovação do Congresso Nacional Brasileiro", completou o órgão.

Comentar